Jão (Ratos de Porão) conta como foi perseguido após matéria do Fantástico sobre o Punk nos Anos 80


Com a cena punk de São Paulo crescendo exponencialmente nos anos 1980, a imprensa paulista tentou encaixar os fãs do estilo em determinados “rótulos”, o que acabou causando problemas para Jão, guitarrista do Ratos de Porão.
Em participação no podcast Podpokas, o músico relembrou alguns festivais daquela época que acabaram em confusão, seja dos fãs com a polícia ou entre as próprias bandas, já que havia uma rivalidade entre a capital e a região do ABC.
Segundo Jão, a mídia da época estava “louca pra ver sangue” e começou a fazer mais matérias sobre o assunto. Pra dar o seu lado da história, ele aceitou participar de uma reportagem do Fantástico, da TV Globo.
Só que a edição da matéria atiçou ainda mais aquela rivalidade ao apresentar Jão como um “punk almofadinha” só porque ele estudava no Senai, escola de cursos técnicos na área da indústria. No fim das contas, sobrou até para a mãe do guitarrista:
“Eu lembro que o Clemente [Plebe Rude] me falou na época: ‘isso é uma armadilha’. Mas eu pensei, se estou aqui pra falar o que eu penso, o que pode dar errado? O Ratos de Porão ensaiava na minha casa, então os caras [da Globo] foram lá, entrevistaram a minha mãe e tudo. Mas na edição da matéria… segundo consta, eles pagaram birita pra uns ‘punk louco’ do ABC e deram ênfase nos caras falando: ‘moda punk é tênis fedendo chulé’.
Aí logo em seguida apareceu a minha mãe dizendo: ‘meu filho estuda no Senai, mas ele gosta de música e tem as ideias dele’. Porra… aí o diretor do Senai começou a me perseguir, fiquei marcado até o final do curso. Foi uma merda, um monte de punk perdeu o emprego. E a minha mãe, tadinha, não conseguia sair de casa. Não precisava ter passado por isso”.
Que desnecessário!
Jão, do Ratos de Porão, relembra matéria tendenciosa do Fantástico sobre o punk
Você pode assistir abaixo ao próprio Jão relembrando a reportagem do Fantástico e como ela acabou afetando toda a sua família, além de prejudicar fãs de punk que estavam tentando entrar no mercado de trabalho.
O trecho em que ele conta essa história está a partir dos 8 minutos de vídeo.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!
O post Jão (Ratos de Porão) conta como foi perseguido após matéria do Fantástico sobre o Punk nos Anos 80 apareceu primeiro em TMDQA!.