História
A banda Symphony Towers foi fundada em março de 2017, na cidade gaúcha de Torres, por Janilson Quadros (vocalista e guitarrista), Rodrigo Fernandes (guitarra) e Rodrigo Machado (bateria). Após trabalhar em algumas composições autorais, a formação se estabilizou em julho do mesmo ano com a entrada de Zeto Bazana (baixo) e Mário Candiota (bateria), substituindo Rodrigo Machado.
Com essa formação, a banda iniciou a gravação de seu primeiro EP, “Time, Life And Death”, em outubro, no Estúdio Abel. A mixagem e masterização foram conduzidas por Roger Fingle, conhecido por seu trabalho com bandas como Blood Tears e Seduced by Suicide, no Estúdio Nitro.

Em outubro, o grupo se expandiu para um quinteto com a chegada de Maurício Teixeira (guitarra), permitindo que Janilson Quadros se concentrasse apenas nos vocais. Sendo assim, o EP de estreia, lançado em dezembro, trazia cinco músicas, entre elas uma cover de “Billie Jean”, de Michael Jackson.
O nascimento da Symphony Towers como uma One-Man Band
Em 2019, a banda experimentou novas formações com audições para novos músicos, mas nenhuma configuração se consolidou. Em 2020, a Symphony Towers se transformou em um projeto solo do vocalista e multi-instrumentista Janilson Quadros, que agora reside em Bangkok, Tailândia.
Ele continuou a história da banda lançando o EP “Scars Of Mankind” no mesmo ano, com gravações em um home studio e da mesma forma contando com a mixagem e masterização de Roger Fingle.

Em 2021, a banda lançou “Fate Within The Shadows”, um álbum com seis canções, com participações de Cristian Nunes (guitarras e baixo), membro das bandas Cerberus e Desolate Ways, assim como de Cleber Muraro (bateria). Mais uma vez, Roger Fingle ficou responsável pela mixagem e masterização.

Em 2022, foi lançado “Lost In Somewhere”, um novo trabalho com seis canções que inclui videoclipes (demo clipes) para todas as faixas e, mais uma vez, teve a masterização de Roger Fingle.

Uma tragédia que influenciou a arte
No ano seguinte, a Symphony Towers lançou seu quinto trabalho, intitulado “Isolation”, um álbum com seis canções, mas que segue o mesmo estilo e identidade dos álbuns anteriores, mantendo a parceria com Roger Fingle para a masterização.

Mixagem e Masterização a cargo de Roger Fingle (conhecido por trabalhos com Blood Tears e Seduced by Suicide), realizado no Estúdio Nitro.
Arte de capa por Mário Candiota
O álbum explora o tema do isolamento em suas diversas facetas, abrangendo desde a busca por inspiração e fé até o isolamento social, desse modo a representar todas as formas em que o isolamento pode evocar sentimentos adversos. A sonoridade do álbum se caracteriza por um estilo de Metal pesado que oscila entre o Power Metal e o Heavy Metal clássico.
Em 2024, enquanto a banda divulgava “Isolation”, infelizmente ocorreu no Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul, a tragédia das inundações que afetou praticamente todo o estado natal de Janilson. Por conta disso, o músico lançou o single e videoclipe inédito “Heavy Rain”, uma poderosa homenagem ao povo gaúcho, inclusive, a sua própria família, afetados pelas devastadoras inundações recentes que destruíram grande parte do estado. A música transmite uma mensagem de força, renovação e resiliência, encorajando todas as famílias atingidas a se reconstruírem após a tragédia.
Assista ao videoclipe de “Heavy Rain”:
Com o lançamento de “Heavy Rain”, Janilson decidiu colocar em prática um novo trabalho de estúdio, aproveitando as muitas faixas que tinha guardadas para futuros lançamentos. O single deu pontapé inicial para um novo álbum conceitual, isto é, as 8 faixas estão relacionadas às experiências daqueles que sofreram com a tragédia.
A complexidade da existência humana
“Tales From The Legends Lost In Time” explora a complexidade da existência humana, abordando temas como a passagem do tempo, as lutas diárias pela sobrevivência assim como a busca por significado em meio às adversidades. Este álbum reflete sobre diferentes fases da vida, dessa forma, destacando a importância de valorizar cada momento e homenageando os heróis anônimos que enfrentam desafios cotidianos.
Cada faixa é um convite à introspecção, ressaltando a necessidade de encontrar forças para superar dificuldades, o que se alinha perfeitamente com o estilo Heavy/Power Metal melódico.
Arte de capa, gravação, produção, mixagem e masterização foram feitos por Janílson Quadros/Symphony Towers. Abaixo você pode ver a capa, tracklist e ouvir o trabalho na íntegra.

Tracklist de “Tales From The Legends Lost In Time”:
When The Moon Cries
Tales From The Legends Lost in Time
The Morning Lies
Heavy Rain
Storie Of A Life
Falling Down
No Footsprints In The Sand
Soreness Souls
Ouça o álbum completo:
Evitando padrões previsíveis
A Symphony Towers continua a elevar o padrão do Heavy/Melodic Power Metal. “Tales From The Legends Lost In Time” é mais um exemplo da capacidade da banda de criar músicas que ressoam profundamente com seu público. Isto faz com que o grupo ofereça não apenas entretenimento, mas também consolo, inspiração e força em tempos difíceis.
A ‘one-man band’ implementa em seu som uma fusão coesa e apaixonante. Os elementos clássicos são do Heavy Metal, Power Metal, Prog Metal, assim como de melodias envolventes, emergindo como uma força revitalizadora no cenário musical internacional. Ao incorporar habilmente esses elementos, a Symphony Towers certamente apresenta sua música com profundo sentimento e autenticidade, evitando padrões previsíveis.
Como um bom ‘workaholic’, Janilson pretende gravar mais videoclipes para promover “Tales From The Legends Lost In Time” e, posteriormente, compor material novo para um álbum previsto para lançamento neste ano ainda.

Para fãs de: Judas Priest, Helloween, Iron Maiden, Angra, Nightwish, Stratovarius, Within Temptation e Theocracy
Formação
Janilson Quadros (todos os instrumentos)Discografia
“Time, Life and Death” (EP/2017) “Scars of Mankind” (EP/2020) “Fate Within the Shadows” (Álbum/2021) “Lost in Somewhere” (Álbum/2022) “Isolation” (Álbum/2023) “Tales From The Legends Lost In Time” (Álbum/2024) “The Unpromissed Land” (Álbum/2025)Symphony Towers nas mídias sociais

O post Symphony Towers apareceu primeiro em Mundo Metal.