Unleashed: “Tentamos progredir dentro do que somos e do que fazemos. É um disco forte. Tem boas músicas”, diz Anders Schultz sobre o novo álbum

há 3 semanas 29

O novo álbum do da banda sueca de Death Metal Unleashed, intitulado “Fire Upon Your Lands”, será lançado no dia 15 de agosto via Napalm Records. O baterista Anders Schultz, conversou recentemente com RichardMetalFan em uma nova entrevista, e abordou o processo de composição e gravação do novo registro dos suecos:

“Estamos escrevendo desde o lançamento do último álbum. É um processo sempre contínuo. Então, não sei quando ‘No Sign Of Life’ foi lançado; faz alguns anos, eu acho, talvez três. Mas, sim, assim que fazemos algo, continuamos escrevendo. Então, é sempre meio que contínuo. Há coisas que têm pelo menos três anos ou algo assim no novo álbum. E fizemos muitos shows e outras coisas também, não é como se tivéssemos um certo período de tempo em que vamos escrever e fazer coisas. Continuaremos fazendo isso até: ‘Tudo bem. O material está pronto’, e então começamos a juntar as últimas partes e fazemos o disco. Às vezes demora mais, porque você tem outras coisas para fazer. Às vezes, vem mais rápido, sei lá. Então é mais ou menos assim que estamos acostumados a fazer. E é bom. Acho que depois de alguns anos, é sempre tipo: ‘Ah, sabe de uma coisa? Devíamos começar a gravar’. Porque se você não planeja algo, nunca vai acontecer. Então você continua compondo e aí, o material está pronto. ‘Ok, agora temos que definir uma data e queremos fazer isso’. Aí falamos com gravadoras ou algo assim. E eles dizem: ‘Ok, queremos terminar até uma determinada data’. E começamos a fazer as últimas partes, e é aí que fica um pouco intenso, porque todo o tempo antes disso, foi meio tranquilo, compondo, juntando as coisas, e perto do final, é como, ‘Ok, agora temos que colocar essa porra no lugar e garantir que tudo esteja perfeitamente montado, depois definir os horários de estúdio e ir em frente.’ É como fazemos e sempre fizemos, eu acho. É confortável.”

Ele acrescentou:

“Na verdade, entramos em estúdio há algum tempo para começar a gravar o novo álbum, porque acho que ele deveria ter uma data de lançamento anterior. Então, fomos um pouco pressionados: ‘Ok, tem que ser feito até uma determinada data’. Tivemos que começar. Na verdade, a data foi adiada um pouco. Então, foi tipo, ‘Ah, merda’. Não precisávamos… Não nos apressamos. É sempre bom ter um pouco de estresse positivo. É bom ter uma data para terminar. Mas teríamos tido mais tempo, mas não importa. Então, na verdade, já estava pronto há um tempo. É só a data de lançamento que foi adiada para o final do verão em vez do começo, eu acho. Por algum motivo, eu não sei.”

Entrando no direcionamento do novo disco, Anders foi indagado se a banda chegou a pensar em algo um pouco mais diferente ou mesmo novo para o sucessor de “No Sign of Life” (2021):

“Bem, o problema com essa banda é que é sempre uma espécie de constante… Mas você sempre tem que ouvir que é UNLEASHED. Se você colocar o disco para tocar, tem que ficar perceptível que é um disco do UNLEASHED, então você não pode realmente se balançar muito e enlouquecer com coisas estranhas, o que é algo que não fazemos, de qualquer maneira. Mas ainda tem que ser um progresso. Então ainda está na mesma linha, mas, claro, você tenta progredir um pouco. Mas, claro, não há grandes mudanças estilísticas. Esta banda, desde o início, foi considerada o que é. Então, não há sair por aí fazendo coisas de rock and roll ou algo assim. Mas tentamos progredir dentro do que somos e do que fazemos. É um disco forte. Tem boas músicas. Mas provavelmente é bem parecido com o último. Mas, por outro lado, o último é meio parecido com o anterior, mas você meio que desvia um pouco e progride. Então é isso que tentamos fazer.

Na verdade, dissemos isso desde o primeiro dia, quando começamos a banda: ‘Vai ser death metal’. Porque havia muitas bandas que, depois de alguns discos, começavam a se desviar para outro lugar, incorporavam um monte de… não é necessariamente ruim, porque se é isso que você quer fazer, é isso que você quer fazer. Mas sempre dissemos que tinha que ser UNLEASHED. E se você quer fazer algo diferente, então tem que estar em outra banda. Do primeiro álbum para o último, há uma grande diferença, mas você ainda consegue dizer que é UNLEASHED. E esse é o ponto — há progresso. É só que você meio que progride no que faz. E isso sempre foi importante para nós. E dissemos isso desde quando começamos a banda: ‘É isso que vai ser’. Claro que não imaginávamos que faríamos isso 36 anos depois, mas nunca teve ninguém que dissesse: ‘Puta merda, sabe de uma coisa? Quero colocar um pouco de jazz aqui. Quero fazer umas coisas de rock and roll.’ É tipo, tem que ser death metal, tem que ser UNLEASHED.”

Ouça o single “War Comes Again”:

Faixas:

1. Left for Dead
2. A Toast to the Fallen
3. The Road to Haifa Pier
4. War Comes Again 04:02
5. Fire upon Your Lands
6. Loyal to the End
7. Midjardarhaf
8. Hail the Varangians!
9. To My Only Son
10. Hold Your Hammers High!
11. Unknown Flag

O post Unleashed: “Tentamos progredir dentro do que somos e do que fazemos. É um disco forte. Tem boas músicas”, diz Anders Schultz sobre o novo álbum apareceu primeiro em Mundo Metal.

Ler artigo completo