Nando Reis diz que mudou de opinião sobre o uso de drogas e a arte
Em entrevista à Veja, Nando Reis relembrou sua batalha contra a dependência de álcool e drogas, que só teve fim em 2016, quando o artista conseguiu alcançar a tão sonhada sobriedade.
Embora já tenha admitido no passado que usava substâncias na tentativa de aflorar sua criatividade para compor, o ex-integrante do Titãs tem uma opinião completamente diferente hoje em dia.
Na conversa para a revista, Nando negou que houvesse qualquer melhora em sua capacidade de composição sob o efeito da droga e até revelou que estava completamente sóbrio pela primeira vez quando gravou o novo álbum Uma Estrela Misteriosa (2024).
Segundo ele, não houve qualquer dificuldade para criar o disco por falta de contato com as drogas (via Rolling Stone):
“Historicamente, as drogas eram associadas a uma questão da criatividade. No entanto, no meu caso, em nenhum momento estar alterado garantiu que essa quebra da consciência produzisse algo de qualidade. É mito dizer que a droga faz você ser criativo.”
Bom para ele, né?
Nando Reis fala sobre a correlação entre drogas e criatividade
Para Nando, inclusive, a sobriedade foi fundamental para o sucesso da turnê Titãs Encontro, que reuniu entre 2023 e 2024 a formação clássica dos Titãs, banda da qual ele foi um dos fundadores em 1982, permanecendo nela até 2002.
Na época de sua saída, o veterano grupo divulgava o álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana (2001). Vale lembrar que Nando Reis decidiu botar um ponto final em seu vício no álcool e nas drogas em 2016, quando desistiu de subir no palco ao lado de Gilberto Gil e da saudosa Gal Costa por estar totalmente alcoolizado.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ACÚSTICO
Músicas acústicas para relaxar, estudar, meditar e se concentrar. Tudo com a curadoria do Tenho Mais Discos Que Amigos! Ouça a Playlist TMDQA! Acústico e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!
O post Nando Reis diz que mudou de opinião sobre o uso de drogas e a arte apareceu primeiro em TMDQA!.