5 músicos que odeiam (ou odiavam) o Radiohead

5 músicos que odeiam (ou odiavam) o Radiohead
Compartilhe nas Redes Sociais
Radiohead em 2018
Foto por Alex Lake

O Radiohead é considerado um dos ícones do Rock Alternativo mas, apesar de ter conquistado uma legião de fãs ao redor do mundo, a banda liderada por Thom Yorke nem sempre foi uma das mais acessíveis ao grande público.

Essa característica, inclusive, esteve presente desde o início da carreira do grupo britânico, quando eles ainda estavam tentando se encaixar na cena alternativa em meio a diversas outras bandas que seguiam a mesma vertente.

Independente do impacto de OK Computer em uma geração, da inovação musical de In Rainbows ou da sofisticação presente em A Moon Shaped Pool, o Radiohead divide opiniões. Isso pode ser causado por inúmeros fatores, incluindo a estética minimalista da banda, os vocais experimentais de Yorke ou até a percepção do grupo como pseudointelectuais.

O fato da banda ter ido além do rock alternativo e explorado sonoridades mais complexas também fez o grupo ser descrito por alguns fãs mais puristas da música como altamente pretensiosos – ou seja, enquanto alguns apontam a atitude como autoconfiança, outros resumem como ego.

A seguir, confira uma lista reunida pela Far Out com artistas que já demonstraram uma certa aversão ao Radiohead para entender melhor essas questões!

5 músicos que odeiam (ou odiavam) o Radiohead

Lemmy Kilmister (Motörhead)

Lemmy, saudoso líder do Motörhead, ficou conhecido como um dos artistas mais diretos do rock e, certa vez, ao falar sobre a nova cena do gênero, o músico não evitou mencionar grupos que ele não respeitava. Falando inicialmente sobre a renovação da cena, Lemmy declarou em entrevista à Stay Thirsty Media em 2010:

“O rock ‘n’ roll sempre volta, sabe? Não há como lutar contra isso. E essas pessoas acham que podem matar o rock ‘n’ roll, então é melhor tentar parar a onda, sabe? Não tem jeito. Ele sempre volta porque sempre tem gente que quer ouvir música alta e estridente, sabe.”

Porém, o músico usou o Radiohead e o Coldplay como exemplos de bandas que ele não curtia e que normalmente eram mencionadas por revistas como destaque do rock. Ele afirmou:

“É emocionante, sabe. E toda essa merda que essas revistas gostam não é emocionante. Tipo, meu Deus, o Radiohead, sabe. Que se dane, sabe. Coldplay. Jesus. Essas não são bandas de rock. São subemo, sabe.”

Noel Gallagher (Oasis)

Noel Gallagher também é um crítico de primeira quando o assunto envolve seus colegas de profissão. O integrante do Oasis demonstrou seu desafeto pela banda de Thom Yorke em várias ocasiões, como em entrevista à Esquire em 2015. Na época, Noel mostrou até ter um pouco de inveja do grupo:

“Sei que o Radiohead nunca recebeu uma crítica ruim. Imagino que se o Thom Yorke cagasse em uma lâmpada e começasse a soprá-la como se fosse uma garrafa de cerveja vazia, provavelmente tiraria nove de dez [na crítica]. Sei disso.”

Em 2007, Gallagher já havia criticado o fato da banda não querer tocar seu grade sucesso “Creep”:

“Não importa o quanto você fique aí sentado pensando ‘Estamos todos perdidos’, no fim das contas as pessoas sempre vão querer ouvir vocês tocar ‘Creep’; superem isso. Eu nunca fui para a porra da universidade. Não sei o que é um pincel; nunca fui para a escola de arte.”

Vale lembrar que, em 1995, Yorke usou duras palavras para descrever a banda ao London Calling:

“Eles são uma piada, não são? São só um monte de gente de classe média aplaudindo um bando de caras que agem de forma estúpida e compõem músicas realmente primitivas. Aí as pessoas dizem: ‘Ah, é tão honesto.’”

Muse

Apesar de alguns integrantes do Muse terem admitido que o Radiohead foi uma de suas grandes influências na juventude, a relação entre as duas bandas esfriou com o tempo.

Em uma entrevista, o vocalista Matt Bellamy comentou de forma irônica sobre como o baterista Dominic Howard “tem uma relação esplêndida com Thom Yorke”, levando o baterista a rebate:

“Termos esplêndidos, o caramba. Eu os respeito musicalmente, mas da última vez que o vi, quase brigamos; ele me tratou mal, me menosprezando.”

Thom Yorke não se calou diante das provocações e, em 2001, ao ser questionado sobre o Muse, o vocalista apontou:

“Eu traço o limite no Muse porque eles nos criticam abertamente, além de nos roubarem abertamente. E isso é tipo, ‘Como vocês ousam?’… Isso não é legal; é um karma incrivelmente ruim.”

Billy Corgan

Quem também nunca esconde o que pensa sobre seus colegas da indústria musical é Billy Corgan, vocalista do Smashing Pumpkins. O artista declarou em 2012 que “mijaria” – no sentido de falar mal – no Radiohead por conta da ostentação da banda e ainda comparou o trabalho do guitarrista do Deep Purple, Ritchie Blackmore, ao de Jonny Greenwood:

“Não consigo pensar em ninguém além do Weird Al Yankovic que tenha abraçado e mijado no rock mais do que eu. Obviamente, há um nível de reverência, mas também há um nível de inteligência para saber no que mijar. Porque eu não estou mijando no Rainbow. Eu não estou mijando no Deep Purple. Mas eu vou mijar na porra do Radiohead, por causa de toda essa pompa. Esse sistema de valores que diz que Jonny Greenwood é mais valioso do que Ritchie Blackmore. Não no mundo em que eu cresci.

Ritchie Blackmore é um guitarrista melhor do que eu e Jonny Greenwood? Sim. Todos nós fizemos contribuições valiosas? Sim. Não estou atacando isso. Estou atacando a arrogância que diz que isto é mais valioso do que aquilo. Estou farto disso. Estou farto disso. Estou farto disso e ninguém parece se cansar disso.”

Robert Plant

Robert Plant pode até ter afirmado ao longo dos anos que estava interessado na música contemporânea, mas uma atitude do líder do Led Zeppelin demonstrou que, talvez, ele não admire tanto assim o trabalho de uma banda como o Radiohead.

Em 2008, o The Sun publicou que uma fonte do Fifty-Five Bar de Camden havia dito a eles que Plant havia exigido que eles parassem de tocar a “porcaria rimada” do Radiohead e colocassem outra coisa.

Em resposta, o estabelecimento colocou uma música do Red Hot Chili Peppers que também deixou o músico incomodado e o fez pedir para que tocassem uma música de Captain Beefheart, um músico americano contemporâneo ao Led Zeppelin, com grande sucesso entre os anos 60 e início dos anos 80.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

O post 5 músicos que odeiam (ou odiavam) o Radiohead apareceu primeiro em TMDQA!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *