Shows no Brasil: 5 dicas para comprar ingressos sem perrengue

Compartilhe nas Redes Sociais
Guia para comprar ingressos de shows no Brasil
Foto via DepositPhotos

Mais do que ninguém, a gente aqui no TMDQA! sabe que o nosso público ama shows. Seja em festivais, apresentações solo, ou aquelas performances históricas de nomes que você jurava que nunca iria ver ao vivo. Ao mesmo tempo, a gente já cansou de ver gente falando sobre como show é perrengue – mas será que precisa mesmo ser?

Quando o artista confirma sua turnê, a rotina é sempre a mesma: correr pro site, esperar fila virtual, tentar não surtar com os bugs e, claro, garantir o ingresso antes que tudo vire “esgotado”. Mas, com algumas dicas, é possível evitar – ou ao menos minimizar – essa confusão toda!

Por isso, a gente separou 5 coisas que você pode fazer para comprar ingressos sem passar sufoco. Vem com a gente e descubra como tornar essa missão bem menos estressante!

Cadastre-se antes nas plataformas

Sabe aquele ditado “quem madruga, Deus ajuda”? No mundo dos ingressos, é “quem se cadastra antes, compra com mais calma”.

Grande parte dos sites de venda exige um cadastro com dados pessoais e do cartão. Se você deixa pra fazer isso na hora H, corre o risco de perder minutos preciosos (e até a compra) preenchendo formulários.

Então, a dica é: crie sua conta nas principais plataformas de venda (como Eventim, Ticketmaster, Sympla e Clube do Ingresso) com antecedência. Já deixe tudo salvo, inclusive dados de pagamento. Assim, quando o show abrir vendas, você só precisa clicar e confirmar.

E olha, a gente citou alguns exemplos ali, mas vale ressaltar que existem muitas outras plataformas de vendas de ingressos no Brasil. Então, sempre fique atento a essa informação quando o show for anunciado e se prepare!

Siga os canais oficiais das produtoras e festivais

Se tem algo que pode te salvar de perder datas ou errar informações é acompanhar os canais oficiais das produtoras. São elas que anunciam as datas de vendas, as pré-vendas, os locais, os preços e até os artistas de abertura.

Pra te ajudar, já deixamos aqui os links das principais produtoras de eventos do Brasil:

  • 30e: responsável por turnês nacionais como Gilberto Gil e Titãs Encontro, internacionais como System Of A Down e Bring Me The Horizon e festivais como I Wanna Be Tour.
  • Live Nation Brasil: responsável por turnês de nomes como Coldplay, The Weeknd e Bad Bunny.
  • Bonus Track: famosa por produzir os shows de Lady Gaga e Madonna em Copacabana, mas também com longa história em turnês internacionais.
  • T4F – Time For Fun: produtora de peso, responsável pela Eras Tour de Taylor Swift no Brasil e outros nomes como Incubus.
  • Rock World: a dona do Rock in Rio e do The Town.
  • Dueto Produções: pra quem curte música de vanguarda e festivais diferenciados, como o C6 Fest.
  • Dançar Marketing: curadoria impecável pra fãs de guitarras e solos lendários com o Best of Blues and Rock.
  • Perfis de festivais: não deixe também de acompanhar os próprios perfis de festivais, como Bangers Open Air e Lollapalooza Brasil.

Seguir essas contas (de preferência ativando o sininho de notificação) pode ser a diferença entre ver o anúncio na hora certa ou descobrir que o show esgotou… ontem.

Teste seu cartão de crédito antes

Nada mais frustrante do que passar horas na fila virtual e, na hora de pagar, seu cartão dar erro. Isso pode acontecer por diversos motivos: limite insuficiente, cartão vencido, bloqueio por segurança ou até problemas com a plataforma.

O que fazer? Algumas horas antes da venda, faça uma compra pequena para testar e, além disso, consulte seu banco e confirme se o cartão está ativo e com limite disponível. Se possível, tenha um “plano B”, como um segundo cartão ou conta digital.

E atenção: algumas plataformas exigem que o cartão esteja no mesmo nome do comprador, principalmente nas pré-vendas. Fique ligado nisso!

Fique atento às pré-vendas

Pré-vendas são aquelas janelas de vendas exclusivas para determinados públicos — clientes de bancos parceiros, fãs cadastrados em newsletters ou até membros de fã-clubes.

Elas acontecem geralmente 1 ou 2 dias antes da venda geral e, dependendo do show, já esgotam uma boa parte dos ingressos.

Quer participar? Veja se o evento tem parceria com algum banco (como C6 Bank, Santander, Banco do Brasil etc.) e se cadastre nos clubes de vantagens. Também vale seguir as produtoras e assinar newsletters — muitas vezes o link da pré-venda chega por e-mail antes de qualquer outro canal, e é possível que às vezes essas pré-vendas estejam condicionadas a algum fã clube, conforme também costuma ser informado pelos e-mails.

Ah, é comum também que certas produtoras tenham parcerias sempre com os mesmos bancos. Vale ficar ligado!

Entenda como cada plataforma funciona

Cada site tem suas manhas. Alguns usam fila virtual com tempo cronometrado, outros liberam vendas de forma simultânea. Tem aqueles que aceitam Pix, outros só cartão de crédito. E não dá pra descobrir tudo isso na hora da adrenalina.

Vale fazer um test-drive. Navegue no site, leia os termos de venda, veja como funciona o processo de pagamento e tenha em mente a questão das taxas, que são cobradas por praticamente todas as plataformas e podem ser um fator na hora de, por exemplo, ter o limite necessário no cartão. No dia D, você vai estar muito mais tranquilo e preparado pra agir rápido!

Outros dois pontos de atenção: confira se há limite de ingressos por CPF ou cartão — tem site que trava a compra se você tentar passar do número permitido; não abandone o processo de compra no meio e não comemore antes da hora — alguns sites, como a Ticketmaster, não seguram os ingressos durante o processo, e eles só são seus quando a compra é finalizada.

Vale a pena fazer uma simulação antes e ficar ligado também nas opções de venda física, já que praticamente todo show terá uma bilheteria oficial e, muitas vezes, é possível comprar sem taxa de conveniência nelas!

Bônus: evite desconhecidos e ofertas inacreditáveis

Por mais que você se prepare, às vezes a tecnologia prega peças. Fila trava, site cai, o navegador buga… acontece. O segredo é manter a calma, tentar em diferentes dispositivos e redes (às vezes o celular funciona melhor que o PC, ou vice-versa) e não se desesperar com os cronômetros.

A gente sabe que esse tipo de frustração pode mexer muito com a paixão do fã, então fique aqui uma dica bônus e muito importante: evite revendas não oficiais e, principalmente, fique ligado se alguma oferta parece boa demais para ser verdade, o que tem acontecido com frequência nas redes sociais.

Além de correr risco de golpe, você pode acabar recendo um ingresso falso e só descobrir isso na hora do show. Não vale a pena!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

O post Shows no Brasil: 5 dicas para comprar ingressos sem perrengue apareceu primeiro em TMDQA!.

Junera Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *